UM APELO A DADORES DE MEDULA OSSEA

1stDec. × ’08

I’m sorry if this is posted in Portuguese.

Um dos membros do forum MundoMarillier a que pertenço sofre de leucemia, é uma garota de 16 anos e a doença foi-lhe diagnosticada em Setembro passado.
Apesar do optimismo inicial, parece que os tratamentos não estão a resultar como previsto e vai precisar de um transplante de medula. Neste momento está à procura de um dador, já que não tem familiares compatíveis.

Caso alguém esteja interessado em ajudar, eis alguma informação recolhida pela algelic sobre o que é preciso fazer para doar medula:

“Sabias que…

– Encontrar um dador de medula óssea é muito difícil, visto sermos geneticamente muito diferentes?

– Apenas 25% dos doentes tem um dador familiar compatível, portanto qualquer um de NÓS pode responder às 75% de hipóteses de cura de um doente?

– Para muitos doentes o transplante de medula óssea é a única esperança de vida?

Ao contrário do que possas pensar, fazer a inscrição como dador é extremamente simples e só serás chamado se encontrarem alguém compatível contigo… e isso pode demorar anos ou nunca acontecer. Para te tornares dador só tens de preencher um questionário e é-te retirada uma pequena quantidade de sangue para testar.

Para ser dador basta:

– Ter entre 18 e 25 anos
– Ser saudável
– Ter peso mínimo de 50kg
РNunca ter recebido uma transfuṣo de sangue
– Após manifestar intenção de ser dador deverá preencher um pequeno questionário clínico que será avaliado por um médico

Caso não haja nenhuma contra-indicação vai ser chamado para fazer alguns testes. Se tudo estiver em ordem os seus dados serão guardados numa base informática nacional e internacional. O anonimato é, contudo, rigorosamente mantido.

Se for identificado como possível dador será contactado e serão feitos mais testes de compatibilidade. Se estes indicarem que há uma perfeita semelhança, prossegue-se para a colheita de medula óssea.

Existem dois processos de colheita:

– Através de células progenitoras do sangue periférico: o sangue vindo da veia do dador circula através de um aparelho chamado separador celular que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes ao dador

– Colheita a partir da medula óssea: células progenitoras colhidas no interior dos ossos pélvicos, requer anestesia e uma breve hospitalização

O dador poderá sempre optar pela forma da colheita e a cada etapa deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se vai passar e tem sempre a oportunidade a qualquer momento de continuar ou desistir.

Caso queira ser dador, poderá fazê-lo nos seguintes locais:
– Centros de Histocompatibilidade e Serviços de Sangue dos Hospitais: D. Estefânia, Amadora-Sintra, Barreiro, Torres Novas, Abrantes, Tomar, Beja, Elvas, Évora, Faro, Portimão, Portalegre, Litoral Alentejano, Vila Franca de Xira, Funchal, Ponta Delgada e Horta. Centros de Saúde: Mafra, Coruche, Vila do Porto, Sta Cruz das Flores, Madalena, Velas, Sta Cruz da Graciosa, Calheta e Ribeira Grande

Um pequeno gesto pode salvar a vida de alguém!”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*